O corte a laser refere-se ao uso de um feixe de laser de alta potência para iluminar uma peça de trabalho, fazendo com que o material irradiado rapidamente derreta, vaporize, retire ou atinja um ponto de queima, enquanto corta o material fundido por meio de velocidade de fluxo de ar coaxial com o feixe, cortando assim a peça de trabalho. É um método de corte a quente. O corte a laser funciona direcionando a saída de um laser de alta potência mais comumente através da ótica. A óptica laser e o CNC (controle numérico computadorizado) são usados ​​para direcionar o material ou o raio laser gerado. Existem três tipos principais de lasers usados ​​no corte a laser. O laser de CO2 é adequado para cortar, perfurar e gravar. Os lasers de neodímio (Nd) e de neodímio ítrio-alumínio-granada (Nd: YAG) são idênticos em estilo e diferem apenas na aplicação. Nd é usado para perfuração é de alta potência, mas baixa repetição são necessárias. O laser Nd: YAG é usado onde é necessária alta potência e para perfuração e gravação. Os lasers CO2 e Nd / Nd: YAG podem ser usados ​​para soldagem.

De acordo com os diferentes geradores a laser, as máquinas de corte a laser mais convencionais no mercado podem ser divididas em três tipos: máquina de corte a laser de CO2, máquina de corte a laser YAG (sólido) e máquina de corte a laser de fibra. mais adequado para não-metal. Pode cortar materiais não metálicos, como madeira, acrílico, PP e plexiglass com alta qualidade, mas a taxa de conversão fotoelétrica do laser de CO2 é de apenas cerca de 10%, desperdiçando recursos. Peças especiais de corte uniforme, publicidade, decoração e outros materiais não metálicos com uma espessura de não mais de três milímetros e um material não metálico de não mais de vinte milímetros, são mais adequados para máquinas de corte a laser de CO2. A usinagem de peças de trabalho com contornos de corte complexos, mas em pequenas quantidades, também é adequada para máquinas de corte a laser CO2, o que economiza o custo e o ciclo de fabricação de moldes.

YAG (sólido) máquina de corte a laser tem as características de baixo preço e boa estabilidade, mas a eficiência energética é geralmente inferior a 3%. Atualmente, a potência de saída do produto é maioritariamente abaixo de 800W. Devido à pequena energia de saída, é usado principalmente para perfuração e corte de chapas finas.

A máquina de corte a laser de fibra é uma máquina que usa o gerador de fibra a laser como fonte de luz. É um novo tipo de laser de fibra que produz feixe de laser de alta densidade de energia e reúne a superfície da peça de trabalho. Ele pode derreter e gaseificar instantaneamente a área iluminada pelo ponto de foco ultrafino e realizar o corte automático movendo a posição de iluminação pontual através do sistema mecânico de controle numérico. Comparado com lasers de gás e lasers de estado sólido, eles têm vantagens óbvias. Eles gradualmente se transformaram em importantes candidatos em processamento de laser de alta precisão, sistemas de manejo, tecnologia espacial, medicina a laser e outros campos. A máquina de corte a laser de fibra óptica pode ser usada para corte plano e corte oblíquo, e sua borda é limpa e lisa. É adequado para cortes de alta precisão, como placas de metal. Ao mesmo tempo, o braço mecânico pode ser usado para corte tridimensional em vez do laser de cinco eixos importado original. Comparado com a máquina de corte a laser de dióxido de carbono comum, pode economizar espaço e consumo de gás, e tem alta taxa de conversão fotoelétrica. Tudo somado, a máquina de corte a laser de fibra é um novo produto de economia de energia e proteção ambiental.

(Referência: Wikipedia, Enciclopédia 360)